sábado, 19 de novembro de 2011


Em 1877, quando o Brasil perdia José de Alencar, o pai do romance brasileiro, o historiador Manoel Ferreira Nobre publicava Breve Notícia sobre a Província do Rio Grande do Norte. É a primeira história do RN, impressa em Vitória, Espírito Santo, quando a Província dividia-se em 8 cidades, 15 vilas e 13 comarcas, e possuía 233.979 habitantes, dos quais 85% analfabetos; que sabiam ler e escrever, apenas 23.602 homens e 16.220 mulheres.

No final do século XIX, o diferencial da economia do RN era o algodão, a cana-de-açúcar e o gado.

Em 1971, a Editora Pongetti, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, fez uma segunda edição do livro de Manoel Ferreira Nobre, com notas e comentários de Manoel Rodrigues de Melo, que corrigiu alguns equívocos do nosso primeiro historiador.

Manoel Ferreira Nobre nasceu em 1824, em Ceará-Mirim. Foi deputado provincial, capitão da Guarda Nacional e oficial-maior da Assembleia. Faleceu em 1897, na cidade de Papari, atual Nísia Floresta.

134 anos depois da primeira edição, o Sebo Vermelho reedita, em edição fac-similar, Breve Notícia Sobre a Província do Rio Grande do Norte, leitura obrigatória para todo estudioso do RN colonial.




Abimael Silva
Sebista e Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário