sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Explosão da bomba atômica de Hiroshima completa 65 anos - Cerimônia no Japão lembra tragédia



Uma cerimônia no Japão marca nesta sexta-feira os 65 anos da explosão da bomba atômica em Hiroshima. Centenas de pessoas se reuniram no Parque Memorial da Paz, local no qual a bomba caiu, para lembrar a tragédia. Representantes de mais de 70 países estavam presentes junto a milhares de pessoas que compareceram para assistir ao emotivo evento no Memorial da Paz.

Durante a cerimônia foi observado um minuto de silêncio no instante preciso em que a bomba explodiu sobre a cidade. Depois o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, pronunciou um discurso. Em seguida, mil pombas brancas foram libertadas em um gesto simbólico de paz.
A bomba

A bomba de Hiroshima foi a primeira explosão nuclear da história. Ela foi lançada contra o Japão pelos Estados Unidos, no final da 2ª Guerra Mundial, em 1945. O ataque matou 140 mil pessoas.

A explosão em Hiroshima ocorreu na manhã de 6 de agosto de 1945. "Little Boy", apelido dado pelos soldados norte-americanos à bomba de urânio de quatro toneladas jogada sobre Hiroshima, explodiu a várias dezenas de metros do solo com uma luz cegante, desprendendo uma onda expansiva e um calor de vários milhares de graus que reduziu todos os seres vivos ao estado de cinzas num raio de várias centenas de metros.
COM INFORMAÇÕES DA AFP


Ney Matogrosso - Rosa de Hiroshima - Vinicius de Moraes

Um comentário: