quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Jacio Um Homem Bom - por João da Mata Costa


O Cata- Livros

João da Mata Costa

Meus Deus eu não acredito. Toda semana visitava o Cata-Livros e meu amigo Jácio. Sem o Cata-Livros estou mais perdido ainda nessa selva de mediocridades.
É como se tivesse queimado um ente querido. Fiquei sem uma parte. Quantos tesouros guardados ali. Alguns Jácio mostrava para os amigos. Outros, foram para o Mercado de Petrópolis e Cata-Livros de Verinha.
Hoje mesmo estava pensando visitar Jácio. Sempre com uma novidade e uma palavra amiga.

Outro dia, no mesmo bairro de Morro Branco, queimou a biblioteca de um pesquisador da cultura norte- rio- grandense.

Há que se fazer alguma coisa com essas quedas de energia e queimas de eletrodomésticos.

Contra tudo que há contra o livro. Ainda o fogo !.
Estou tremendamente triste. Receba meu abraço : Jácio, Vera e Ramon


O Cata- Livros de Jácio e Vera

Há um homem por trás dos óculos espessos. Um amigo, um sebista, um grande sujeito. Uma miopia de tantos títulos, brochuras e orelhas que só ele sabe ouvir. Desculpem-me os ciúmes e os outros todos meus amigos, mas - Jácio, é o maior sebista de Natal. Jácio e seus grandes irmãos. Jácio e sua mulher também maravilhosa. Uma mulher de Vera. Conheço a sua luta em tempos que o marido precisou passar por várias cirurgias e se recupera bravamente, para o bem da grande nação potiguar. Conheço Jácio desde a sua casa-sebo no alecrim, depois, a cigarreira em frente ao ex-cinema São Luís. Em seguida, várias localizações no grande ponto. No ponto de todos. Jácio conversa com todos e todas. Jácio tem o que conversar em todos os níveis. O cigarro atalhando o papo esgueira a fumaça que descaminha os pensamentos nas tardes jacianas. Boa parte da minha biblioteca foi adquirida com o Jácio e Vera. Nunca deixei de comprar porque não estava com dinheiro. Comprei livros em Russo, Francês, Alemão, Inglês, Espanhol, Italiano, Português, etc. Jácio aprendeu a gostar dos livros. Aprendeu, sobretudo, a servir e a ser amigo. A cidade alta sem Jácio não é cidade. A cidade que ele conquistou e semeou com livros, afetos e risos por entre prismas de uma visão que enxerga longe. Não chore meu amigo, pois estamos todos torcendo por sua rápida e pronta recuperação. Vera está tomando conta de tudo. É uma mulher excepcional e trabalhadora. Sabia o que ela me disse? - e eu mais do que concordo! JÁCIO É UM HOMEM BOM. Se existe melhor eu não conheço.

Foto:Tarcio Fontenele

Nenhum comentário:

Postar um comentário