sexta-feira, 18 de julho de 2014

De Lirícos e de Loucos.. Que barato..


Lançado em 1980, como 12º volume da Coleção Edições Clima, De Líricos e de Loucos é um dos melhores livros de literatura norte-rio-grandense do século XX. Uma leitura tão prazerosa que cura qualquer tentativa de mau humor, angustia, cara feia, depressão ou coisa parecida.
A prosa de Vovô (como Augusto Severo Neto era chamado carinhosamente pelos amigos, convence o leitor no primeiro parágrafo. De líricos e de Loucos foi escrito com o falar, o linguajar de cada personagem. Augusto detalha na abertura: “Olha aí, companheiro: isso é uma ruma de historias de mesmo. De uma eu participei. De outras fui assistente, testemunha ou o que seja. Gostaria de contá-las a vocês diante de um copo de vinho, uma cerveja, ou,ate, uma boa cana. Mas nem sempre se pode fazer tudo”.
De Líricos  e de loucos tem 50 personagens, com historias maravilhosas. Começa com Zé areia, Raimundo Haja Pau, Calemba, Luiz Tavares, Samoa, Nestor, Doutor Underwood, O mudinho, O Conde, Boquinha, Julia Aguia, Bernadete, Joca Lyra, João Lyra, Armandinho de Gois, Paulo Lyra, Jorge Palito, Doutor Choque, Albimar Marinho, Morvan Dantas, Ribamar, Pedro Milaco, Caju, Das Neves, Zé Menininho, Raimundo Bamba, Zé Andre, Inácio Magalhães de Sena, Liliu, Oracio Barbalho, Severina, João Alfredo Pegado Cortez, Pio Barreto, Berilo Wanderley, João Machado, João de Brito Namorado, Hernani Hugo, Newton Navarro, Tota Zerôncio, Otavio da Brahma, Dom Marcolino Dantas, Roberto Freire, Rosa Negra, Manoel Josue, Salviano Gurgel, Renato Caldas, Belinho, Luiz Romão, Ivanildo (Deus), Cloro da Farmácia e Felinto Lucio.
Dos 50 personagens do livro de Augusto Severo, dois continuam entre nós, frequentando o Sebo Vermelho: Deus (Ivanildo Correia de Paiva) e o Bispo de Taipu (Inácio Magalhães de Sena).
Esta reedição é uma homenagem ao poeta, cronista, romancista, memorialista, boêmio e amigo Augusto Severo Neto, que nasceu em Natal a 22/04/1921 e faleceu em Pirangi do Sul, dia 16/04/1991, onde está sepultado.

Abimael Silva
Sebista e Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário