domingo, 15 de janeiro de 2012

A última dama do cabaré




João da Mata Costa

Foi num cabaré na Lapa / Que eu conheci você / Fumando cigarro, /
Entornando champanhe no seu soirée. / Dançamos um samba, / Trocamos um
tango por uma palestra / Só saímos de lá meia hora / Depois de descer a
orquestra... Dama do Cabaré /Noel Rosa

O epicentro do amor em Natal é movente. Durante muito tempo esse epicentro
esteve na Ribeira onde hoje ainda resta o arpége em ruínas.  Houve um
tempo que um desses templos ficava ali na quinze. Lugar de muitos bares,
sinucas e casas de mulheres da vida fácil. Em tempos não muito afastados
tinha o feijão verde para curar a ressaca. Confluência de várias ruas e
bairros a quinze era o point da época. Ainda rapaz saia da Escola Técnica
para os bares da região. Nesse lugar hoje habitam sebos, barbearias,
brechós, ateliês de arte e alguns bares que lembram os velhos tempos.
Gosto desses lugares e faço deles minha Lapa ou Montparnasse. É assim que
me sentia também na velha Tavares de Lira. Um boêmio no meio de buchudas,
gatos, pedintes, loucos boêmios e artistas. Prefiro esses lugares aos
shoppings. Na quinze ainda tem um bar que frequento. Não sei jogar sinuca,
mas aprecio e jogo, dependendo da ocasião. Como foi nessa tarde jogando
com a nova musa do bar. Errei de tocar duas bolas e perdi a partida.
Nesse bar também você pode cantar karaokê. Muitos jovens aparecem para
mostrar seus talentos. Eu gosto mesmo é de ficar observando. Ultimamente a
frequência do bar aumentou por causa de uma Lolita que pareceu por lá.
Linda. Tenta o vestibular. Trabalha lá para se manter. Como mora longe
muitas vezes dorme no próprio bar.
Não sei e vocês também não precisam saber não vou dizer a graça de
ninguém. O dono, um senhor, muitas vezes aparece sem camisas. O ambiente é
quente e precisa ser ventilado por fazedores de vento. Mas não é da Lolita
que pretendo falar. E não se anime. A menina é funcionária tentando levar
a vida. Peço para colocar o disco do Cae com Gadú. Estava tocando Roberto
Carlos. Meu amigo pergunta se tem cigarro. Só Derby em retalhos. Um pintor
passa pedindo cinco reais para fritar um peixe. Na galeria ao lado tem um
quadro com todo mundo de Natal.
Um rapaz jovem e bonito tá bêbedo. Canta alto e fica difícil conversar. Eu
convidei uns amigos e eles me querem me levar ao PROCOM. A lolita ainda
não apareceu. Quem aparece no meu caminho é uma mulher que bebe muito.
Beija-me a mão quando passa. Fala alto. Diz palavrões. Quando vou ao
banheiro ela está esparramada no chão NUMA CENA não tão boa para muitos
mocinhos. Boêmio, conheço bem onde pouso.
 O rapaz moço que cantava alto acorda e sai com o seu amigo travesti. A
mulher diz outro palavrão e toma mais uma. A nossa mesa, ela diz que é
federal. O ônibus passa e os Paulos e Martas da vida pequena comentam:
que decadência! Todos saem, é tarde do dia e a noite ainda vai começar
prometendo mais emoções. A mulher fala um palavrão maior para todos os
hipócritas. Ela que amou tanto hoje está sozinha e bebe. A luz dos
cabarés para muitos ainda não fechou. Toca ai Dolores Sierra, peço para a
nova mascote do bar. A minha amiga toma mais uma e tenta se equilibrar no
tamborete. Ela é a ultima dona da noite de uma Natal que ainda não se
vendeu. Ela é a minha inspiração nessa tarde de uma Natal que ainda vive
em mim. Não importa que ao sair o pneu estava furado . Não importa o que
você diga. Não importa os malas. O que importa é que bebi na quinze junto
com a minha querida amiga boemia de tantas e tantas trepadas dos outros.
Ao me despedir peço para tocar aquela música cantada pelo Reginaldo
Rossi.
Garçom! Aqui!
Nessa mesa de bar
Você já cansou de escutar
Centenas de casos de amor...
Garçom!
No bar todo mundo é igual
Meu caso é mais um, é banal
Mas preste atenção por favor...
Saiba que o meu grande amor
Hoje vai se casar
Mandou uma carta pra me avisar
Deixou em pedaços meu coração...
E pra matar a tristeza
Só mesa de bar
Quero tomar todas
Vou me embriagar
Se eu pegar no sono
Me deite no chão!...
Garçom! Eu sei!
Eu estou enchendo o saco
Mas todo bebum fica chato
Valente, e tem toda a razão...
Garçom! Mas eu!
Eu só quero chorar
Eu vou minha conta pagar
Por isso eu lhe peço atenção...
Saiba que o meu grande amor
Hoje vai se casar
Mandou uma carta pra me avisar
Deixou em pedaços meu coração...
E prá matar a tristeza
Só mesa de bar
Quero tomar todas
Vou me embriagar
Se eu pegar no sono
Me deite no chão!...
Saiba que o meu grande amor
Hoje vai se casar
Mandou uma carta prá me avisar
Deixou em pedaços meu coração...
E pra matar a tristeza
Só mesa de bar
Quero tomar todas
Vou me embriagar
Se eu pegar no sono
Me deite no chão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário