quinta-feira, 27 de agosto de 2009

JORGE DAVIN LANÇA ESCUTEI NA FEIRA, PELA COLEÇÃO JOÃO NICODEMOS DE LIMA, DIÓGENES DA CUNHA LIMA COMENTA.



Diógenes da Cunha Lima

O professor Jorge Davim, especialista em engenharia de produção, é, também, um excelente ficcionista. Presenteia a todos nós com um belo romance.
Desde a Idade Média, a feira é lugar de encontro, compra e venda, permuta de mercadorias, mas é também acontecimento de efervescência cultural, troca de conhecimentos, representação mais legítima da vida comunitária.
É na feira que o autor vai descobrir personagens e fatos do dia-a-dia, a história principal com várias tramas. A sua narrativa regional tem valores de estudos etnográficos.
A narrativa regional estabelece costumes, tradições, amarras supersticiosas, em ambiente típico de pequena cidade nordestina.
O contexto espaço-temporal possui todas as contingências humanas, o modus vivendi com descrição minuciosa, o bem e o mal, experiências e conflitos.
Dir-se-ia que o trabalho é muitas vezes ingênuo. Ingênua, de fato, é a nossa gente, as figuras rústicas que falam o que vem do coração, muito mais que do raciocínio.
O leitor encontrará pequenas tragédias e comédias diárias, seduções, marcas de um viver que se vai perdendo em tempo de uma vulgar globalização.
O livro preserva muito do que é caro à nossa cultura. Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário