quarta-feira, 23 de março de 2011

“Sob meus pés, palpitam todos os caminhos...” Newton Navarro




impressões de uma leitura de viagem.
Certa feita, ouvi dizer:
– Quer conhecer alguém? Viaje com ele.
Dito e feito – ah, condição!
Pois foi numa viagem ao Seridó que conheci Newton Navarro e seu Beira-Rio.
Mas que lugar é esse, então, que me cabe para falar de Navarro, eu que até ontem achava tratar-se apenas do nome de uma ponte? Eu que, tal como a Irene cantada nesse livro, também não sou daqui?
Foi com o livro de Newton Navarro que empreendi a descoberta de quem é esse autor e comecei a conhecer um pouquinho melhor essa cidade Natal, essa mesma que, lá dos anos de 1970, ainda nos habita, nós todos, filhos da terra ou visitantes que por essas bandas do Potengi se chegam. Um livro que é pura viagem. Entre Currais Novos e Caicó, trilhei caminhos pelos causos, gentes e bichos, piadas e apelidos da Ribeira, todas as figuras e recantos testemunhados por Vésper na Beira-Rio de Navarro. Estórias que soam às margens do rio e de uma História pouco contada da capital norte-rio-grandense. Através das meiotas partilhadas entre conversas e trabalhos, do peixe frito do Canto do Mangue, dos preparos das meninas para o encontro com os gringos, dos arengues e dengos de Negão e Aparecida, Navarro é nosso guia e companheiro de viagem pelos “territórios distantes, molhados, terreiros, praias, longes de mar, reino de Iemanjá dona de todas as águas”.
Não há o que dizer deste livro – é leitura para ser viajada. Só cabe ao leitor comemorar sua reedição e embarcar nos relatos desse finíssimo cronista – também pintor, desenhista, contista e poeta – , com sua beleza de narrativa e delícia de descrições, deixando-se conduzir pelas cenas e tipos de Beira-Rio.
Profa. Cellina Rodrigues Muniz (DLET-UFRN)


Newton Navarro, o poeta da cidade, faleceu há 20 anos e deixou saudade. Mas sua obra permanece. Artista plástico, escritor, coração andarilho, sua presença continua a deslumbrar, natalenses ou não, todos que têm o prazer de encontrar suas imagens e histórias.
Os departamentos de Letras e de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte promovem o evento “NAVARRO NA VEIA”, ocasião para revisitar sua obra e momento oportuno para que, mais uma vez, Newton Navarro siga nos deslumbrando.

PROGRAMAÇÃO
DATA: 31 DE MARÇO DE 2011
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA-UFRN)
09:00h MESA-REDONDA COM AS PRESENÇAS DE:
Dorian Gray (artista plástico e amigo pessoal de Navarro)
Abimael Silva (editor do Sebo Vermelho)
Vicente Vitoriano (professor do departamento de Artes da UFRN)
11:00h LANÇAMENTO DOS LIVROS Beira-rio, Do outro lado do rio, entre os morros e ABC do cantador Clarimundo
RECITAL POÉTICO E LEITURAS DRAMÁTICAS DA OBRA DE NEWTON NAVARRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário