quarta-feira, 28 de julho de 2010

LANÇAMENTOS DE LIVROS NO ESTANDE DO SEBO VERMELHO DURANTE A 62ª SBPC


O estande do Sebo Vermelho, montado para SBPC está com uma programação especial Dia 28, partir das 15h serão lançados quatro livros editados pelo sebo: “Caicó Através do Tempo”, de Francisco Souza; “Os Holandeses na Capitania do Rio Grande”, de Olavo de Medeiros Filho; “Cidades Seridoenses – Caicó”, do fotógrafo deste jornal, João Maria Alves e “Dicionário do Folclore Brasileiro: uma edição desfigurada”, de Moacy Cirne. O estande do Sebo Vermelho está localizado atrás da TV Universitária.

Segundo Abimael Silva, “Os Holandeses na Capitania do Rio Grande” é uma das principais reedições, que recebem o selo do Sebo Vermelho. O livro descreve o litoral do Rio Grande do Norte em 1620, além de fornecer o detalhamento do desembarque dos holandeses na praia de Areia Preta em 1633, como também dos massacres de Cunhaú e Uruaçu. A presença holandesa na Serra de João do Vale, em Tibau do Sul e a pretensão de construir a Cidade Nova (A nova Amsterdam), são outros eventos detalhados no livro.

O autor caicoense Olavo de Medeiros Filho publicou 28 títulos, todos dedicados à história seridoense, à presença holandesa e ao RN colonial. Segundo Abimael Silva, Os Holandeses na Capitania do Rio Grande foi publicado em 1998, como o sexto volume da Coleção Cultura, do Instituto Histórico e Geográfico do RN e, meses depois, passou a ser raridade da bibliografia holandesa.

De outro caicoense é o livro que fala sobre a maior cidade da região do Seridó. “Caicó Através do Tempo” é uma pequena mostra do arquivo fotográfico de Francisco de Souza, que revela em preto e branco as imagens guardadas como a do encontro entre Frei Damião e Padre Antenor, da Festa de Santana em 1963, de Dinarte Mariz em 1930, a de Cícero Doido em 1957 além de paisagens e eventos políticos da cidade.

Ao lado dos dois primeiros livros estará o polêmico, “Dicionário do Folclore Brasileiro: uma edição desfigurada”, de Moacy Cirne. O livro é uma errata do Dicionário do Folclore Brasileiro de Câmara Cascudo, reeditado pela Global Editora, de 2008.

Para completar a trama, “Cidades Seridoenses – Caicó”, que além das fotos de tipos humanos, manifestações culturais e espaços físicos naturais e construídos de Caicó, o livro traz uma legenda explicativa, contendo informações históricas preciosas, como a do Arco do Triunfo. O livro de João Maria Alves será lançado a partir das 10h.

FONTE: Tribuna do Norte


O Estande so Sebo Vermelho fica por trás da TV Universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário