segunda-feira, 5 de julho de 2010

PRESENÇA HOLANDESA NAS TERRAS DE POTY. PRÓXIMO LANÇAMENTO DO SEBO



Muitos historiadores escreveram sobre o Rio Grande do Norte no tempo dos holandeses (1633-1654): Gaspar Barléu, Alfredo de Carvalho, Tavares de Lira, Luís da Câmara Cascudo, Hélio Galvão, Paulo Herôncio de Melo e muitos outros, mas nenhum deles teve acesso à bibliografia que Olavo de Medeiros Filho conheceu. Olavinho, como era chamado pelos amigos, conhecia todo o arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e foi o maior historiador do RN holandês e colonial.
O livro Os Holandeses na Capitania do Rio Grande é tão completo que poderia ter o subtítulo de Enciclopédia dos Holandeses no RN. Tem a descrição do nosso litoral em 1620, o desembarque na praia de Areia Preta em 1633, os massacres de Cunhaú e Uruaçu, a presença holandesa na Serra de João do Vale, Tibau do Sul, Extremoz e a pretensão de construir a Cidade Nova, a Nova Amsterdam.
O caicoense Olavo de Medeiros Filho publicou 28 títulos, todos dedicados à história seridoense, à presença holandesa e ao RN colonial. Os Holandeses na Capitania do Rio Grande foi publicado em 1998, como o sexto volume da Coleção Cultura, do Instituto Histórico e Geográfico do RN e, meses depois, passou a ser raridade da bibliografia holandesa.
É o terceiro livro de Olavinho que o Sebo Vermelho reedita, para a geração do século XXI conhecer um período trágico e marcante da nossa história e nunca esquecer o nome do maior historiador da presença holandesa na Capitania do Rio Grande.


Abimael Silva
Sebista e editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário