segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Abram Alas para os Trovadores Potiguares





O historiador, músico e imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras deu grande contribuição à história do RN com a publicação de Trovadores Potiguares, a primeira história da música do Rio Grande do Norte, em 1962, por uma editora paulistana.
Gumercindo reuniu os grandes violões do passado: Heronides França, Eduardo
Medeiros, Olympio Batista Filho, Deolindo Lima e muitos outros talentos que musicaram os poetas Auta de Souza, Ferreira Itajubá, Gothardo Netto, Lourival Açucena, Othoniel Meneses, Palmyra, Carolina, Sinhazinha e Segundo Wanderley.
É mais um livro importante e raro que o Sebo Vermelho reedita em edição fac-similar, como marco inicial das comemorações do centenário de Gumercindo Saraiva.
Gumercindo nasceu em Baixa Verde, em 29 de dezembro de 1910. Publicou os seguintes livros: Esperanto, Risos e Lágrimas na Música, Cascudo, Musicólogo Desconhecido, Lendas do Brasil, Dicionário da Gíria – dos marginais às classes de elite, Trovadores Potiguares e Adágio, Provérbios e Termos Musicais. Faleceu em 20 de maio de 1988, quando fazia uma apresentação musical na Fundação José Augusto.

Abimael Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário