quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Tribuna , um documento em forma de livro



NOTA DO EDITOR

A Tribuna é mais um documento da maior importância sobre o Rio Grande do Norte no início do século XX, que o Sebo Vermelho reedita em edição fac-similar, de 150 exemplares, para estudiosos e pesquisadores. Trata-se da última fase da publicação, de novembro de 1903 a outubro de 1904.
A Tribuna começou como revista quinzenal, em 21 de abril de 1897, tendo como redator-chefe José de Viveiros, redator-secretário Ezequiel Wanderley e redatores Manoel Coelho, Francisco Palma e Antonio Marinho. Circulou de abril de 1897 a outubro de 1904, com 104 números publicados.
Como colaboradores, A Tribuna tinha os melhores e mais conhecidos literatos do RN: Sebastião Fernandes, Segundo Wanderley, Anna Lima, Gothardo Netto, Ezequiel Wanderley, Henrique Castriciano, Francisco Palma, Manoel Dantas, Antônio Marinho, Alberto Maranhão, José da Penha, Pedro Amorim, Antonio Soares de Araújo, Juvenal Lamartine e Eloy de Souza.
Além de ser o mais importante informativo literário, também foi o responsável pela publicação de seis livros de autores consagrados da província, na coleção Biblioteca do Congresso Literário: “O Movimento Literário do Rio Grande do Norte” – conferência ( Antônio Marinho); “Santelmo” – versos (Francisco Palma); “Amor e Ciúme” – drama (Segundo Wanderley); “Verbena” – versos (Anna Lima); “Entre o Céu e a Terra” – homenagem (Segundo Wanderley); e “Gôndolas” – versos (Segundo Wanderley).
Para o leitor entender a grandeza d’A Tribuna, é preciso dizer que era a única publicação do RN que tinha 16 correspondentes nos principais municípios do Estado, representantes em 12 Estados da Federação, uma correspondente em Portugal, além de contar já com a venda de assinaturas.
É uma excelente radiografia da produção literária do Rio Grande do Norte no início do século passado e uma mina para quem estuda Natal na belle époque.

Abimael Silva

Sebista e editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário