sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Aproximando-se os 40 anos (será em 2013) da publicação da primeira plaqueta que, com ensaio escrito por Anchieta Fernandes, divulgou, como análise de linguagem e conteúdo, o quadrinho criado no Rio Grande do Norte, esta editora Sebo Vermelho Edições publica, na coleção João Nicodemos de Lima, este volume reunindo três ensaios do autor, inclusive o texto completo da referida plaqueta.
É oportuna esta edição, não somente porque a plaqueta "Desenhistas Potiguares" está esgotada, encontrando-se alguns exemplares raros em mãos de algum bibliófilo local; como também porque os ensaios publicados na revista nacional "Vozes" não ficaram conhecidos por vários desenhistas de quadrinhos que na época da publicação não tiveram notícia da revista, voltada para público especializado.
O quadrinho norte-riograndense hoje é adulto, mas dentro do contexto em que cada desenhista e cada roteirista não deixou fugir de si a emoção e a imaginação infantil; pois, parodiando o poeta Manoel Bandeira, poder-se-ia dizer sobre os criadores de quadrinhos: "Deus conserve suas criancices." Ao contrário do que se poderia pensar, a criança é o pai do adulto.
A plaqueta "Desenhistas Potiguares" vai até às raízes do quadrinho potiguar, relembrando Poti, o pioneiro. O ensaio "Do Pererê aos Quadrinhos Norte-riograndenses" levou aos brasileiros, através da revista "Vozes", a visão de um critico nordestino (natalense) sobre o nosso quadrinho. O ensaio "Literatura & Quadrinhos" é a tese de Anchieta versões quadrinhescas sobre obras literárias.

Abimael Silva - Sebista e Editor


Anchieta Fernandes (José de,) é de Caraúbas, no Oeste de nosso Estado.Nascido a 09 de junho de 1939 (geminiano, como Hugo Pratt). Foi um dos fundadores do movimento de vanguarda do Poema/Processo, em 1967, e do grupo natalense de criação e pesquisa de quadrinhos Grupehq, em 1971. É também jornalista, contista e cronista bissexto, crítico literário e cinematográfico.
Nomeado a 01 de setembro de 1979 como repórter/pesquisador da Companhia Editora do Rio Grande do Norte (atual Departamento Estadual de Imprensa). Escreveu matérias para o jornal "A República", onde inclusive criou a coluna "Leituras & Pesquisas". Atualmente, no referido departamento, exerce a função de Supervisor de Redação do suplemento "Nós, do RN".
Fundou os jornais "O Popular" (1953), "O Juvenil" (1955), "Juventude" (1960) e "Lolita" (1987-1990). Além do jornal "A República" manteve colunas também nos jornais natalenses "Prisma", "Tribuna do Norte", "Diário de Natal/O Poti", "Jornalzinho do Sebo Vermelho" e "O Canguleiro". Teve trabalhos incluídos em várias antologias nacionais e internacionais.
Livros publicados antes deste: "Por Uma Vanguarda Nordestina" (1976), "Femina Infantis" (1987). "Écran Natalense, Capítulos da História do Cinema em Natal" (1992), "Poema/Processo: Perguntas e Respostas" (1992), " Poliantéia, Homenagem Póstuma a Reinaldo Fernandes Pimenta Filho" (1996), “História da Imprensa Oficial do Rio Grande do Norte” (2006). Recebeu em 2005 o Troféu O Poti (prêmio cultural do Diário de Natal).

LANÇAMENTO SÁBADO 03.12.2011
No Sebo Vermelho - Cidade Alta - Natal - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário