sexta-feira, 9 de julho de 2010

UM HOMEM..UM GURU...UM MITO...UM LIVRO...QUASE NADA PARA ESCREVER



Havia um quadro na parede.
Lembro que tinha um quadro na parede, “A Revoada do Pássaros”. Para meus pais, os presenteados, a forma sugeria antes uma caravela em pleno mar, do que pássaros em revoada. Não deixavam de ter razão.
Lembro que, certa época, Walter won Berbe ia à casa de minha infância todos os dias. Vejo-o, silencioso, no terraço, antes ou depois do almoço, com algum livro na mão.
Lembro de um festival de música. Lá estavam Os Berbes, lá estavam muitos, lá – no Palácio dos Esportes – estavam os anos 60, em Natal, a tal Londres nordestina, e eu, assistindo ao vivo ou recortando as letras publicadas em um jornal e ouvindo a final numa rádio que, acho, era a Poty.
Depois, ele saiu do DER. Depois, deixou de ir lá em casa. Depois, foi pro Rio de Janeiro. Depois, o quadro sumiu.
Lembro, mais adiante, quase todos os anos, ele vindo à província com seus cursos sobre macrobiótica, com a yoga, a meditação, com sua calma em Maracajaú.
Lembro, num quarto, bengalas, chapéus, baús, telas e outros objetos – artísticos ou não - que eram dele, e que, imagino, alguém guardava para envio futuro.
Lembro do livro Macrobiótica Zen, de Sakurazawa Nyoiti (George Ohsawa), aparecendo, não sei bem por que, entre os livros de meu pai. Assim como a coletânea Textos Budistas e Zen-Budistas, da Editora Cultrix e um belo volume com capa de couro da Obra Poética, em espanhol, de Rainer Maria Rilke.
E, então, “Quase Nada Para Escrever”, guardado como se fosse um tesouro, o quadro que é, o retrato que é, o tempo que é, o jovem que é, em forma de livro.
Agora, Berbe volta, direto de um país que não existe no mapa, editado pelo Sebo Vermelho, persistência e delicadeza de Abimael Silva, o barco no mar.
Francisco de Assis Varela Cavalcanti Filho

Um comentário:

  1. Opa! Fizemos uma resenha sobre este livro no blog Ligados FM - passa lá e dá uma olhada: http://migre.me/7x77v ;)

    ResponderExcluir